quarta-feira, 27 de maio de 2009

Dia Global do Voluntariado 2009



Realizada há 15 anos, a Ação Global é uma iniciativa do SESI e da Rede Globo, para oferecer serviços relevantes e gratuitos para a população.

A ação ocorre num mesmo dia em todos os estados brasileiros, com atendimento nas áreas de saúde, cidadania, educação, cultura, esporte e lazer.

A criação de uma rede única, formada por parceiros do poder público, ONGs, voluntários, pequenas, médias e grandes empresas, além do SESI e da Rede Globo, permite a oferta de mais de 40 serviços ao público, da emissão de documentos à orientação jurídica em diversas áreas.

Em 2008, em sua 14ª edição, a Ação Global realizou, no dia 17 de maio, 2,4 milhões de atendimentos em todo o país.


Eu como colaborador desta maravilhosa empresa tenho por obrigação divulgar este evento para quem desejar e precisar das mais diversas atividades e serviços oferecidos pelo sesi em todo o Brasil simultaneamente e o melhor tudo de graça. Este ano a ação global será na cidade de Bezerros agreste pernambucano no dia 30/05. Na minha opinião, o Brasil já seria há muito tempo um país desenvolvido
se as instituições públicas fizessem ao menos metade do que as do sistema "S" faz pela população de um modo geral, ao contrário que muitos pessam o sistema "S" não é uma instituição do governo federal, pelo contrário, é uma instituição de direito privado mantido pelos trabalhadores das indústrias(SESI, SENAI e IEL) e comércio(SESC, SENAC) onde,um percentual é descontado mensalmente da folha bruta de todos funcionários, tanto industriais quanto comeciais.



sexta-feira, 15 de maio de 2009

CONVOCATION - Entrevue de sélection

Bonjour Mme. Livia Carmina da Silva,



Nous avons pris connaissance de votre projet d'établissement au Québec et nous avons le plaisir de vous informer que nous sommes en mesure de poursuivre l'étude de votre demande.



Nous vous convions à une entrevue avec une conseillère ou un conseiller à l'immigration du Québec :



LIEU : Bahia Othon Palace Hotel



Pois é pessoal fomos convidados para entrevista em salvador no mês de agosto.

QUE DEUS NOS AJUDE.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Brasileiros no exterior poderão sacar FGTS




Benefício é para aqueles que deixaram o país há pelo menos três anos, segundo Paulo Sérgio de Almeida (foto)

Uma boa notícia para os brasileiros que vivem no exterior, especialmente em época de crise econômica: o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) autorizou o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no exterior. A medida, que deve entrar em vigor em breve, vai beneficiar qualquer cidadão que deixou o Brasil há mais de três anos e tem a conta inativa porque na época não pôde sacar os recursos devidos.

“Começamos a verificar que os brasileiros no exterior não tinham acesso ao Fundo. São pessoas que trabalharam no Brasil e não puderam fazer o saque. Eles merecem esse direito”, disse o presidente do Conselho Nacional de Imigração (CNIg), Paulo Sérgio de Almeida, o acesso ao FGTS no exterior é uma demanda há algum tempo cobrada pelo conselho. O acesso ao recurso inativo no Brasil será viabilizado por meio da Caixa Econômica Federal.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Alugar ou Comprar no Canadá: qual é a melhor opção?



Todo imigrante, ao chegar no Canadá, tem que investir uma boa quantia de dinheiro para começar tudo de novo, quase do zero… Tem que comprar muitas coisas: eletro-domésticos essenciais, pratos, talheres (até mesmo um abridor de latas faz uma falta danada quando não se tem não é?), etc. Ah, e não podemos esquecer a despesa com as roupas e botas para suportar o inverno. Mas nenhuma despesa se compara à da compra da casa própria. Mesmo vendendo um bom apto no Brasil, dificilmente se consegue comprar outro apto à vista aqui porque este dinheiro já conta mais ou menos pela metade não é?

A saída então é alugar um imóvel pelo menos por uns meses. E daí começa o grande primeiro problema do imigrante: achar um imóvel para alugar com valor viável, que seja limpo e numa boa vizinhança. E é um verdadeiro choque constatar que o valor que irá pagar mensalmente de aluguel é comparável ao valor da prestação que pagaria para comprar aquele mesmo imovel.


Devido a este fato, a resposta a minha pergunta do titulo deste artigo é: a melhor opção é sem duvidas comprar um imóvel mas para fazê-lo o imigrante tem que dispor de uma boa soma de dinheiro vivo em mãos, ter emprego fixo, boa história de crédito, etc…

Além do valor da entrada (=Downpayment - o ideal é ter 25% sobre o valor do imóvel, mas o imigrante pode, ao comprar seu primeiro imóvel, dar apenas 5%), você tem que ter dinheiro para cobrir as demais despesas (closing costs) como taxas, seguro, advogado, etc…Some-se a isso todos os demais custos adicionais que você terá com reparos necessários, mudança, etc… Resumindo, você precisará ter em mãos mais uns 2% do valor da mesma, fora o valor da entrada (downpayment).

Felizmente aqui no Canadá é muito mais fácil comprar uma casa do que é no Brasil. O governo Canadense tem um programa para ajudar o imigrante a comprar seu primeiro lar aqui então, a primeira atitude sábia a ser tomada pelo recem chegado é iniciar a economizar para o Downpayment (entrada).

por Rosa da Silva