
Abaixo estaremos passando uma explicação sobre o Processo de Imigração para Québec.
Saliento a importância de pesquisar também em outras fontes.
Começa então a Saga para o Visto de Residente Permanente:
De acordo com as modificações no processo de imigração e com a palestra realizada e apresentada pela Sra. Soraia Tandel:
Os quesitos de avaliação agora são:
- Jovem até 35 anos;
-Formação tecnológica(14 anos de estudo) ou universitária, lembre-se não é formação técnica. O MBA só é válido se tiver mais de 360 horas;
-Experiência Profissional. O estágio remunerado ou não agora é válido neste categoria, se tiver mais de 30 horas semanais. A experiência deve ser na profissão do diploma ou área afins e correlatas. Experiência de vendedora, balconista ou seja, profissões que não necessitam de formação tecnológica ou superior não podem ser consideradas;
-Francês mínimo de 150 horas, em caso de casal para os dois!!! Menos que isso nem adianta tentar;
-Autonomia Financeira para no mínimo os 03 primeiro meses. Não vale carro e nem FGTS;
-Outros: inglês, filhos, estadias em Québec com mais de 14 dias.
Leiam também em francês Conditions Requises du Programme.
xx ETAPA PROVINCIAL xx
1ª parte: Test On line:
Entre no site do Governo e faça o teste on line para saber as suas chances de conseguir o CSQ. O teste é gratuito e pode ser feito quantas vezes você quiser.
http://206.162.174.213/dpi/index.jsp?languageCode=fr
Pode-se realizar o teste em Francês, Inglês ou Espanhol.
O teste só está habilitado corretamente para pessoas até 35 anos.
Ao final do teste você receberá uma resposta que pode ser positiva ou negativa, mas mesmo a resposta negativa não é definitiva. Faça o teste várias vezes mudando algumas respostas até você obter a resposta positiva, desta forma você saberá em qual requisito deve melhorar antes de iniciar o processo.
2ª parte: Envio dos formulários para o Consulado do Québec em São Paulo.
Esta parte é relativamente fácil de realizar, basta ter cuidado ao preencher os formulários. Os formulários podem ser preenchidos em português, mas particularmente acredito que se estiver escrito em Francês causará uma boa impressão ao Consulado. Os comprovantes dos documentos pedidos devem ser enviados em cópias simples (xerox comum), mas lembre-se de “TER TODOS” os originais em mãos, pois quando tiver que ir à entrevista você terá que “LEVÁ-LOS” para comprová-los.
O que se dever enviar:
1. Currículo vitae do(da) requerente principal e do cônjuge ou companheiro (a);
2. Uma Demanda de Certificado de Seleção para o Requerente Principal e por cada acompanhante de 18 anos ou mais, incluindo companheiro(a) e filhos(as);
3. Direitos de Tratamento da Demanda de Certificado de Seleção;
4. Declaração dos cônjuges ou companheiros, se for casado (a) ou companheiros (pessoas não legalmente casadas que vivem maritalmente desde pelo menos um ano, podem ser do mesmo sexo);
5. Declaração de Autonomia Financeira - Formulário D-21;
6. Diplomas escolares e/ou certificados de cursos (comprovantes de formação acadêmica) assim como o Histórico Escolar do Ensino Médio, Técnico ou Superior ,do requerente principal, assim como do(a) cônjuge ou companheiro(a). Se houver um filho (a) com menos de 22 anos que o acompanhe, comprovar que ele estuda a tempo pleno e que não é casado nem possui um (a) companheiro (a), ou se for casado ou possuir um (a) companheiro (a), mas está estudando em tempo pleno;
7. Comprovantes do emprego atual, assim como dos anteriores até os 10 últimos anos, para o requerente principal e cônjuge ou companheiro(a). Valem como provas os contracheques que indiquem a data de entrada na empresa, ou a declaração do imposto de renda do ano anterior, ou uma carta do(s) empregador (es) indicando a data de contratação e a data de demissão, se for o caso. Serve também experiência de estágio regular.
8. Prova de possuir recursos financeiros como, um extrato bancário com a movimentação da conta dos últimos 3 meses. Ou ainda, um documento autenticado por cartório de registro de títulos e documentos que ateste que o requerente principal tenha disponível, ao menos, o valor mínimo exigível em seu patrimônio. Estes documentos devem estar em nome do Requerente ou do acompanhante;
9. As fotocópias das páginas do passaporte que contêm a fotografia e a identidade (válido para aos menos 12 meses) para o (a) requerente principal e as pessoas que a acompanham;
10. Uma fotografia recente de cada pessoa mencionada no formulário, grampeada no local reservado à este fim;
11. Certidão de nascimento para o requerente principal e todas as pessoas que o acompanhem;
12. Provas de estatuto familiar: certificado de casamento, atos de falecimentos do cônjuge (se), de divórcio, de adoção, de guarda legal, etc.
13. No caso de união estável, deve-se apresentar algo que comprove que o casal viva maritalmente e em co-habitação a pelo menos 01 ano: conta corrente conjunta, testamento, contas públicas no nome de ambos com o mesmo endereço, imóveis com registro averbado em nome do companheiro (a), declaração de testemunhas de que ambos moram, declaração de União Estável feita em Cartório;
14. Declaração do(s) curso(s) de francês informando as horas de aula freqüentadas. Somente para o requerente principal e para o cônjuge ou companheiro (a).
15. Para os que residem temporariamente no Canadá: cópia da licença de estada (visto);
16. Qualquer outro documento que você considere importante para o seu processo.
O Governo de Québec exige uma Quantia Mínima para se manter durante os 03 primeiros meses em solo canadense. Esta quantia deverá ser comprovada de acordo com o item 05 descrito acima.
Quantia mínima exigida pelo Governo de Québec em doláres canadenses:
01 Adulto 2593 $ 02 Adultos 3.802 $ obs. sem filhos
com uma criança(<18 anos) 01 adulto 3.484 $ 02 adultos 4.259 $
com duas crianças(<18 anos)01 adulto 3.933 $ 02adultos 4.597 $
Depois que todos os formulários estiverem preenchidos e todos os documentos pedidos estiverem em mãos falta pagar a taxa para Avaliação do seu Processo:

O pagamento das taxas exigidas pode ser efetuado através de cartão de crédito, cheque postal ou cheque internacional em dólares canadenses, nominal ao Ministre des Finances du Québec, e emitido por um banco canadense credenciado, devendo ser descontado sem custos por um banco no Canadá. Atenção para o fato de que agora NÃO serão mais aceitos os cheques de viajem para pagar as taxas exigidas para o tratamento de dossiês. Não serão aceitos: transferências bancárias, ordens de pagamento ou cheques de pessoa física, nem dinheiro em espécie.
Somente será aceita documentação acompanhada do pagamento das respectivas taxas.
Feito todos os procedimentos acima falta enviar tudo para o Consulado inclusive o formulário para o pagamento das taxas. O modo de envio fica a critério de cada um, Correios, FEDEX.
Depois é só aguardar um e-mail ou carta de confirmação do recebimento da sua solicitação e mais tarde a data da sua entrevista.
Contatos com o Bureau d'immigration du Québec:
Courriel : qc.bresil@mri.gouv.qc.ca
3ª Parte: Entrevista
Sabendo o dia da sua entrevista basta juntar TODOS os ORIGINAIS que você enviou com a sua Solicitação, acrescentar os extratos bancários mais recentes (tire um extrato mensal desde o dia que você enviou os documentos até o dia da sua entrevista) e acrescente também algum outro documento recente que você tenha recebido e seja pertinente apresentá-lo na sua entrevista.
Na própria entrevista você saberá se foi aprovado por Québec e receberá o CSQ.
Você pode também ficar de "recuperação", ou seja, ter que apresentar um número maior de aulas de francês ou apresentar algum documento, neste caso o CSQ será enviado mediante regularização da situação.
Pronto finalmente a parte Provincial acabou agora você deve iniciar a parte Federal.